Tipos de sistemas de informação para gestão empresarial

O que é um sistema de informação?

“Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional Computadorizado), seja manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e dissemina dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.” (Wikipédia)
Os nomes dos sistemas de informação computadorizados, normalmente são baseados nas estratégias de gestão mais conhecidas no meio empresarial, como por exemplo o CRM (Customer Relationship Management).

Então existe mais de um tipo de sistemas de informação computadorizado para as empresas?

Sim, muitas pessoas pensam que só existe o “sistema que faz tudo la na empresa”. E isso é só falta de informação sobre o assunto. Mas é perfeitamente aceitável, justo que, ninguém nasce sabendo. =)

Mas por que preciso saber sobre isso?

Qualquer empresa, de qualquer tamanho, precisa de um sistemas de informação, por mais simples que esse sistema seja. Saber que tipo de sistema a empresa precisa ou usa, é indispensável. Principalmente:

  1. Para saber adquirir o tipo especifico de sistema de informação que você ou sua empresa precisa;
  2. Se você for responsabilizado por seu superior por solicitar alterações ou melhorias no software da empresa em que trabalha, vai precisar saber explicar para os profissionais que vão prestar o serviço, qual o tipo de software é, e para que ele serve. Se souber dizer que tipo é, vai ser metade do caminho andado.
  3. Saber sobre o que estão falando nas reuniões.
  4. Para não passar vergonha. Principalmente se você for desenvolvedor de software ou analista de sistemas ou de qualquer área da TI. Não que você tenha que saber tudo sobre o assunto, mas saber para que serve cada tipo é o minimo que se espera de um profissional de TI.

Minha empresa não precisa de sistemas de informação, pois ela usa planilhas(Excel, Calc, etc)!

Então isso significa que sua empresa usa um sistema de informação. Pelo simples fato de uma planilha eletrônica fazer cálculos, guardar informações e executar operações lógicas com a finalidade de reuso dessas informações, já faz dele um sistema de informação.

Então quais são os tipos?

CRM (Customer Relationship Management) – Como o nome já diz, ele serve para ajudar na manutenção do relacionamento com o cliente. Ele é indispensável para saber o que está acontecendo com os clientes ou leads de uma empresa. Tudo que permeia a parte comercial está intimamente envolvida com esse tipo de sistema.

MRP (Manufacturing Resource Planning) – Normalmente usado por industrias que precisam de um controle de produção de algum tipo de material ou produto que é produzido em larga escala.Algumas das coisas que um sistema MRP ajuda a gerenciar:

  • Plano Mestre de Produção (MPS)
  • Dados de Especificação de Itens de Materiais (Technical Data)
  • Lista de Materiais (BOM) (Technical Data)
  • Dados de Recursos de Produção (Manufacturing Technical Data)
  • Movimentação e Controle de Estoque (Inventory Control)
  • Gerenciamento de Compras

Um MRP pode ser muito complexo e suas funcionalidades variam muito conforme a necessidade da empresa que o utiliza.

FRM (Finance Resource Management) – Serve para ajudar a fazer o controle dos recursos financeiros da empresa. Essa sigla dificilmente é usada, pois grande parte dos sistemas de informação possuem um modulo financeiro, dificilmente você vai encontrar algum programa de computador de gestão que não possua alguma característica desse tipo de sistema, pois a parte financeira da empresa é a mais crítica do negócio como todo.

SCM (Supply Chain Management) – Serve ao intuito de manipular a gestão da cadeia de suprimentos ou logística. Mais informalmente conhecido como sistema de estoque ou compras. Mas pode ter uma vasta quantidade de funcionalidades dentro do seu escopo, que pode ser de logistica de pessoas, animais ou produtos, do inicio ao fim de uma cadeia de produção por exemplo. Pode ser usado também para comunicação entre empresas (B2B) de forma a agilizar a troca de documentos rotineiros, como ordens de compra por exemplo.

HRM (Human Resource Management) – Mais comumente conhecido como sistema do RH (Recursos Humanos), que serve para gerir a parte de funcionários e colaboradores, mas que também pode estar ligado a prestação de serviços de terceiros, como por exemplo, para manter um histórico de bons fornecedores de mão de obra.

ERP (Enterprise Resource Planning) – Esse provavelmente é o mais conhecido. Na verdade ele é a espinha dorsal dos sistemas de informação computadorizados. A função do ERP é integrar todos os sistemas de informação explicados anteriormente, permitindo que os usuários manipulem os dados que foram armazenados, de forma integra e unificada.
Agora você já sabe alguns dos tipos de sistemas de informação que existem.

Agora você já sabe alguns dos tipos de sistemas de informação que existem.