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Automatize todo o seu marketing digital com uma ferramenta (CRM) gratuita

Parece até mentira, mas acredite, você tem quase tudo que precisa  em apenas uma ferramenta!

O nome dessa ferramenta aparentemente milagrosa é Mautic (https://www.mautic.org/). 

O Mautic é um sistema de informação do tipo CRM (Customer Relationship Management), mas que cumpre não somente o papel de ajudar no relacionamento com os clientes atuais, mas também automatiza o processo de encontrar novos. Se quiser entender melhor o que é um CRM, acesse nosso outro post sobre tipos de sistemas de informação para gestão empresarial.

Por quê usar o Mautic?

Diferente de outros sistemas CRM, o Mautic tem algumas características únicas, que o transformam em um facilitador quando o assunto é automação. Quase todas as operações estratégicas de marketing podem ser feitas com operadores lógicos envolvidos.

Por exemplo: Se você tem alguns leads de determinada campanha, que somente visualizam os web push, mas nunca abrem um email, você pode preparar o Mautic para adicionar uma tag automaticamente para esses contatos, que por consequência irá colocar esses contatos em outro segmento ou campanha e retirar das campanhas de email, que por consequência vai adicionar em uma campanha que só envia web/mobile push com uma sequencia especifica em horários específicos, que por consequência começa a enviar uma sequencia de pushs que levam o contato a ser nutrido e que em troca de conteúdo pede informações diferentes que você ainda não tem desse mesmo contato, e quando consegue o numero de Whatsapp do contato, entra em outro segmento que por consequência entra em outra campanha que roda um robo para conversar com esse contato via Whatsapp. Se bem configurado, tudo isso é possível sem repetir conteúdo.

Esse é apenas um exemplo do poder de automação que o Mautic nos provem. As possibilidades são infinitas.

Open Source

O Mautic é um software Open Source sob licença GPL (GNU GENERAL PUBLIC LICENSE) Isso significa que você está livre para copiar e alterar livremente esse software. Mas não pode redistribuir sua cópia de qualquer outra forma que não seja gratuita e aberta sob a mesma licença.

Curiosidades

O Mautic venceu o prêmio de Melhor Solução de Automação de Marketing em 2017 pela CMSCritic (https://www.cmscritic.com/awards/)  que é um site especializado em avaliações de ferramentas web.

O Mautic já foi traduzido em mais de 35 idiomas, dentre eles o Português Brasileiro também está presente.

É utilizado por mais de 200.000 empresas ao redor do mundo.

Mais de 1000 contribuidores voluntários ao redor do mundo, dentre eles mais de 150 desenvolvedores, somente no Github. 

Funcionalidades

Painel de controle customizável – O Mautic permite customizar um painel com qualquer informação que você quiser enxergar sobre o que está acontecendo com a sua operação de marketing, desde quantidade de acessos nas landing pages ou páginas específicas, até envio e interação com emails das campanhas, mobile push, web push ou saber quantidades de download de ativos como PDFs, textos, audios, entre outras dezenas de informações que são coletadas pelo Mautic. Dando aos usuários o poder de saber de forma geral se todos os esforços estão alcançando os objetivos que devem ser alcançados.

Calendário – O calendário dá aos usuários uma visão geral, dia a dia, de todas as atividades que o Mautic executou ou vai executar automaticamente. Por exemplo, você saberá se foram disparados emails para um grupo especifico de pessoas dentro de uma segmentação, ou até mesmo, se alguns contatos foram migrados automaticamente para outra campanha por algum motivo. E o melhor de tudo é que com apenas um click você acessa pontualmente o que aconteceu dentro de cada evento.

Contatos – A tela de contatos permite ao usuário do Mautic, visualizar a lista de leads adquiridos. Com um clique é possível visualizar os detalhes de cada contato  e dentro deles uma infinidade de informações é mantida. A vantagem do Mautic é que as informações dos leads são incrementalmente adicionadas ao mesmo lead, independentemente de onde a informação vem, ou seja, mesmo que o lead preencha o nome em um formulário em uma landing X e o telefone em outro formulário de um sistema Y, a informação é apenas incrementalmente adicionada, sem gerar duplicidades na lista. O Mautic utiliza mais de uma técnica de tracking para conseguir isso, algumas delas são comparações de endereços IP, rastreio de cookies e até mesmo identificador dos dispositivos usados. Praticamente um analytics particular que persegue o lead. Antes mesmo do seu lead cadastrar qualquer informação, o Mautic já está rastreando ele.

Empresas – A tela de empresas mostra uma lista de empresas, que podem ser cadastradas manualmente ou podem vir de formulários cadastrados pelos próprios leads. 

Segmentos – A tela de segmentos, como o nome já diz, serve para cadastrar a segmentação para filtrar os leads conforme as necessidades. Todos os campos, personalizados ou não, podem ser usados para filtrar e otimizar a segmentação.

Componentes – O menu de componentes serve para armazenar ativos, como formulários e conteúdos dinâmicos que podem ser utilizados na distribuição de conteúdo, sejam eles relatórios, PDFs, imagens, documentos, livros eletrônicos, ou qualquer outro documento eletrônico que se deseja distribuir ao publico.

Landing pages – O Mautic também possui um construtor de landing page (wysiwyg), que ajuda você a construir suas páginas de suas campanhas sem a necessidade de conhecimento de programação.  

Campanhas – Essa é a parte mais incrível do Mautic e que faz toda a mágica acontecer. No menu campanhas é possível criar campanhas automatizadas completamente personalizadas que podem seguir uma ordem lógica ou cronológica de envio de emails, web push, mobile push notification, SMS entre outros. Tudo para nutrir toda sua base da forma mais constante e saudável possível.

Administração de canais – No menu de canais é possível cadastrar e preparar todas as mensagens que serão enviadas através de broadcast ou campanhas.

Lead score – O sistema de Lead Score do Mautic é ótimo para pontuar seus leads conforme as ações que eles executam. A partir dessa pontuação é possível acionar gatilhos automáticos que irão influenciar a nutrição do lead.

Relatórios – No menu de relatórios é possível gerar relatórios extremamente customizados. É de la que podem sair grandes insights para tomadas de decisão.

Integrações

O Mautic possui diversas integrações nativas que complementam ou estendem as funcionalidades. Dentre elas se destacam a integração com redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, etc. Existem integrações com outros CRM comerciais também, como por exemplo o aclamado Salesforce.

Dependências técnicas

SoftwareMinimumMore information
PHP (Magic Quotes GPC off)5.6.19 + (including 7.0x)https://secure.php.net/
Supported Databases:
MySQL (InnoDB support required)5.5.3 +https://www.mysql.com/
Supported Web Servers:
Apache2.x +http://www.apache.org
Nginx1.0 + (1.8 recommended)http://wiki.nginx.org/
Microsoft IIS7http://www.iis.net

Onde Instalar/Hospedar

Compartilhada:
Umbler – Excelente hospedagem com créditos para testar

Cloud(Nuvem):
Digital Ocean – US$ 100,00 grátis para testar durante 60 dias

Servidores de envio de email

O Mautic pode ser integrado com qualquer serviço de SMTP. Seguem alguns exemplos de serviços externos que podem ser usados:


Tipos de sistemas de informação para gestão empresarial

O que é um sistema de informação?

“Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional Computadorizado), seja manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e dissemina dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.” (Wikipédia)
Os nomes dos sistemas de informação computadorizados, normalmente são baseados nas estratégias de gestão mais conhecidas no meio empresarial, como por exemplo o CRM (Customer Relationship Management).

Então existe mais de um tipo de sistemas de informação computadorizado para as empresas?

Sim, muitas pessoas pensam que só existe o “sistema que faz tudo la na empresa”. E isso é só falta de informação sobre o assunto. Mas é perfeitamente aceitável, justo que, ninguém nasce sabendo. =)

Mas por que preciso saber sobre isso?

Qualquer empresa, de qualquer tamanho, precisa de um sistemas de informação, por mais simples que esse sistema seja. Saber que tipo de sistema a empresa precisa ou usa, é indispensável. Principalmente:

  1. Para saber adquirir o tipo especifico de sistema de informação que você ou sua empresa precisa;
  2. Se você for responsabilizado por seu superior por solicitar alterações ou melhorias no software da empresa em que trabalha, vai precisar saber explicar para os profissionais que vão prestar o serviço, qual o tipo de software é, e para que ele serve. Se souber dizer que tipo é, vai ser metade do caminho andado.
  3. Saber sobre o que estão falando nas reuniões.
  4. Para não passar vergonha. Principalmente se você for desenvolvedor de software ou analista de sistemas ou de qualquer área da TI. Não que você tenha que saber tudo sobre o assunto, mas saber para que serve cada tipo é o minimo que se espera de um profissional de TI.

Minha empresa não precisa de sistemas de informação, pois ela usa planilhas(Excel, Calc, etc)!

Então isso significa que sua empresa usa um sistema de informação. Pelo simples fato de uma planilha eletrônica fazer cálculos, guardar informações e executar operações lógicas com a finalidade de reuso dessas informações, já faz dele um sistema de informação.

Então quais são os tipos?

CRM (Customer Relationship Management) – Como o nome já diz, ele serve para ajudar na manutenção do relacionamento com o cliente. Ele é indispensável para saber o que está acontecendo com os clientes ou leads de uma empresa. Tudo que permeia a parte comercial está intimamente envolvida com esse tipo de sistema.

MRP (Manufacturing Resource Planning) – Normalmente usado por industrias que precisam de um controle de produção de algum tipo de material ou produto que é produzido em larga escala.Algumas das coisas que um sistema MRP ajuda a gerenciar:

  • Plano Mestre de Produção (MPS)
  • Dados de Especificação de Itens de Materiais (Technical Data)
  • Lista de Materiais (BOM) (Technical Data)
  • Dados de Recursos de Produção (Manufacturing Technical Data)
  • Movimentação e Controle de Estoque (Inventory Control)
  • Gerenciamento de Compras

Um MRP pode ser muito complexo e suas funcionalidades variam muito conforme a necessidade da empresa que o utiliza.

FRM (Finance Resource Management) – Serve para ajudar a fazer o controle dos recursos financeiros da empresa. Essa sigla dificilmente é usada, pois grande parte dos sistemas de informação possuem um modulo financeiro, dificilmente você vai encontrar algum programa de computador de gestão que não possua alguma característica desse tipo de sistema, pois a parte financeira da empresa é a mais crítica do negócio como todo.

SCM (Supply Chain Management) – Serve ao intuito de manipular a gestão da cadeia de suprimentos ou logística. Mais informalmente conhecido como sistema de estoque ou compras. Mas pode ter uma vasta quantidade de funcionalidades dentro do seu escopo, que pode ser de logistica de pessoas, animais ou produtos, do inicio ao fim de uma cadeia de produção por exemplo. Pode ser usado também para comunicação entre empresas (B2B) de forma a agilizar a troca de documentos rotineiros, como ordens de compra por exemplo.

HRM (Human Resource Management) – Mais comumente conhecido como sistema do RH (Recursos Humanos), que serve para gerir a parte de funcionários e colaboradores, mas que também pode estar ligado a prestação de serviços de terceiros, como por exemplo, para manter um histórico de bons fornecedores de mão de obra.

ERP (Enterprise Resource Planning) – Esse provavelmente é o mais conhecido. Na verdade ele é a espinha dorsal dos sistemas de informação computadorizados. A função do ERP é integrar todos os sistemas de informação explicados anteriormente, permitindo que os usuários manipulem os dados que foram armazenados, de forma integra e unificada.
Agora você já sabe alguns dos tipos de sistemas de informação que existem.

Agora você já sabe alguns dos tipos de sistemas de informação que existem.


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